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Câmbio - Instruções de Utilização
O sistema de câmbio de sua bicicleta é formado por componentes de alta precisão e qualidade, resultando em dois conjuntos (dianteiro e traseiro) de avançado desenvolvimento técnico. As alavancas de comando estão posicionadas no guidão, sendo que a da direita aciona o câmbio traseiro, deslocando a corrente de um pinhão para outro, e a da esquerda aciona o câmbio dianteiro deslocando a corrente de uma roda dentada para outra. As rodas dentadas dianteiras têm direta relação com os multiplicadores traseiros. Isso significa que podem ser feitas diversas combinações entre eles, para que o avanço (em metros por pedalada) seja maior ou menor, e com maior ou menor esforço físico. O câmbio da bicicleta é previamente regulado na fábrica para que esses engates sejam precisos. Caso seja necessário a regulagem do câmbio, procure a Rede de Assistência Têcnica MONARK, conforme instruções dispostas na página Termo de Garantia deste manual.
Veja a seguir, como utilizar corretamente o câmbio de sua bicicleta.
Somente faça a mudança de marcha estando pedalando para frente e de forma gradual.
01 - Ao efetuar qualquer troca de marchas diminua o esforço empregado no pedalar, facilitando essa operação e protegendo os componentes de possíveis danos. Após o engate, volte a pedalar normalmente.
02 - Se você é iniciante mantenha o câmbio dianteiro na roda dentada do meio e pratique a troca do câmbio traseiro. Quando estiver bem treinado, passe então a utilizar plenamente o câmbio dianteiro.
03 - As marchas de redução, obtidas com o engate da corrente na roda dentada menor e pinhões traseiros maiores são indicados para terrenos acidentados e subidas, porque o esforço físico empregado em cada pedalada é menor.
04 - As marchas de avanço (mais metros por pedalada) obtidas com o engate na roda dentada maior e pinhões traseiros menores são indicadas para terrenos planos, onde a velocidade pode ser maior.
05 - Antes de iniciar subidas ou descidas, efetue a mudança para as marchas adequadas, evitando forçar desnecessariamente o conjunto.
06 - A performance do ciclista está diretamente associada ao seu peso, idade, resistência física e força. Deve-se começar sempre com marchas mais leves e gradativamente aumentar o esforço físico, empregando as marchas mais pesadas.
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Para uma maior durabilidade do conjunto de câmbio, evite posicionar a corrente de forma cruzada, ou seja, engatada na roda dentada dianteira maior e pinhão traseiro maior; ou roda dentada dianteira menor e pinhão traseiro menor (vide figura 11.)